Perguntas Frequentes

Lista de perguntas frequentemente colocadas sobre o serviço MPSP & GECOND

Perguntas Frequentes

  1. Qual o custo da adesão ao serviço MPSP & GECOND?
  2. Ao aderir ao serviço da parceria MSP & GECOND, existe algum periodo de permanência obrigatória ?
  3. Em que consiste o serviço ?
  4. Quais os preços aplicados aos envios de corrreio?

Qual o custo da adesão ao serviço MPSP & GECOND?

A adesão, por parte dos utilizadores do GECOND, ao serviço prestado no âmbito da parceria estabelecida entre a MPSP e a IMPROXY, é gratuita, ficando a mesma dependente da celebração de um acordo de parceria entre a MPSP e a empresa gestora que usufrui dos serviços GECOND. Esse acordo é um resumo geral dos serviços que a MPSP presta e quais os valores cobrados pelos serviços. A adesão aos serviços não tem qualquer custo.

Ao aderir ao serviço da parceria MSP & GECOND, existe algum periodo de permanência obrigatória ?

Não.

Não existe nenhum periodo de permanência obrigatória e também não existe nenhum tipo de avença mensal.

O serviço estará disponivel enquanto o cliente assim o entender e enquanto o mesmo estiver satisfeito com o serviço que a MPSP presta.

Em que consiste o serviço?

O serviço consiste em permitir aos clientes IMPROXY, o envio através do software GECOND, o envio de toda a correspondência gerada pela empresa para a MPSP, a qual fazendo uso da sua licença como Prestador de Serviços Postais, rececionará e processará e expedirá por meios próprios ou recorrendo ao operador de referência do mercado, todo o correio que lhe foi confiado.

O serviço engloba a impressão, envelopagem, registo, expedição e distribuição de correio normal, correio registado simples e correio registado com aviso de receção ou entrega.

A proposta da MPSP nesta parceria é a de retirar das empresas todo o peso que os serviços descritos no parágrafo anterior representam em termos de tempo e custos associados.

Quais os preços aplicados aos envios de corrreio?

Os preços dos envios são aqueles que são praticados ao balcão no operador de referência do mercado.

  1. Qual o valor da taxa de impressão ?
  2. Qual o custo do fornecimento de envelopes?
  3. A quem são faturados os serviços?
  4. Quais as formas de pagamento disponivéis ?

Qual o valor da taxa de impressão ?

A taxa de impressão está fixada neste momento em 0.03 €

Devido à instabilidade no mercado de produção de papel, os preços poderão ser atualizados.

Qual o custo do fornecimento de envelopes?

O cliente poderá fornecer os seus próprios envelopes.

A MPSP cobra 0.07 € pelo fornecimento de envelope de dupla janela.

A quem são faturados os serviços?

Os serviços serão faturados aos edificios aos quais dizem respeito. As faturas serão enviadas para a empresa gestora para liquidação. Existe a possibilidade de a faturação ser emitida à empresa gestora do edificio.

Quais as formas de pagamento disponivéis ?

Estão disponivéis os seguintes meios de pagamento:

. Transferência Bancária

. Pagamento por entidade e referência

. MBWAY

. Débito Direto

  1. Quais os prazos de pagamento?
  2. Com que antecedência deverão os gestores fazer chegar à MPSP os pedidos de envio?
  3. Como poderão os gestores acompanhar o estado dos envios?
  4. De que forma é efetuado a devolução das guias de registos colectivos?

Quais os prazos de pagamento?

Todos os serviços deverão ser liquidados antes da expedição.

Esta regra não se aplica aos clientes que adiram ao pagamento por Débito Direto.

O envio de atas, convocatórias e circulares é faturado no momento da requisição do serviço.

O envio de recibos e avisos por correio normal é faturado no último dia do mês e enviada a fatura para o cliente. Estas faturas deverão estar liquidadas até ao dia 5 do mês seguinte.

A MPSP não assume qualquer responsabilidade no caso de envio de convocatórias ou atas fora do prazo quando as faturas relativas a estes envios não se encontrarem liquidadas. Uma vez mais, esta situação não se aplica aos clientes que tenham aderido ao pagamento por débito direto.

Com que antecedência deverão os gestores fazer chegar à MPSP os pedidos de envio?

Todos os pedidos deverão ser remetidos para a MPSP com um prazo minimo de 24 horas de antecedência relativo à data limite de envio. A MPSP não assume qualquer tipo de responsabilidades por atraso na expedição sempre que este periodo de tempo não seja respeitado.

Sempre que a empresa gestora necessite de enviar correspondência urgente, deverá falar com os serviços de expedição para se informarem da possibilidade ou não de efetuar o envio atempado.

Deverão os clientes perceber que antes da expedição existe a impressão, envelopagem, verificação e registo dos envios.

Poderão ser aplicadas taxas de serviço urgente por deslocação de algum colaborador aos balcões do operador de referênçia do mercado. A taxa para o ano de 2023 está fixada em 35 € por processo de envio que necessite de ser expedido com urgência e que para tal seja necessário a deslocação.

Como poderão os gestores acompanhar o estado dos envios?

Através dos sistemas de Track & Trace disponibilizados na página da MPSP e também através do GECOND.

De que forma é efetuado a devolução das guias de registos colectivos?

Semanalmente ou quinzenalmente, conforme o volume de documentos gerados, os comprovativos de envio são enviados por correio para a morada das empresas getoras.

Existe também a possibilidade da MPSP efetuar a gestão desses documentos, facultando às empresas gestoras a possibilidade de terem acesso de forma digital a todos os documentos  relativos aos edificios. Saiba mais no sector de Arquivo Digital & Fisico.